Regras Oficiais do Clube de Poker de São Caitano



Regulamento Do Clube de Poker São Caitano/Caruaru

1. INSCRIÇÕES TARDIAS (LATE REGISTRATIONS) E ALTERNATES: Excepcionalmente, a critério da Direção do Torneio, o horário das inscrições poderá ser prorrogado pelo período máximo de três níveis de blinds. Os participantes inscritos durante este período ocuparão vagas vazias nas mesas. Caso não existam lugares vazios, os participantes serão considerados como ”alternates”, devendo aguardar competidores serem eliminados da disputa para ocuparem seus lugares. Participantes na lista de espera por lugares aguardarão uma vaga, porém não poderão se retirar do torneio. Participantes em alternate receberão um stack completo de fichas.

2. CANCELAMENTOS, DESISTÊNCIAS OU TRANSFERÊNCIAS: Um participante inscrito não poderá se retirar (solicitar cancelamento da inscrição) após 60 minutos antes do início do torneio. As inscrições já feitas tornam-se pessoais, intransferíveis e incanceláveis. A organização se reserva no direito de não aceitar o pedido de inscrição de participantes que não estivessem previamente inscritos. Transferências de inscrições de uma pessoa para outra não são permitidas, salvo em caráter excepcional, quando autorizado pela Direção do Torneio.

3. VAGAS DE SATÉLITES: As vagas ganhas em Satélites são pessoais e intransferíveis, isto é, não são passíveis de serem negociadas, transferidas ou vendidas. Ganhadores de satélites online poderão ser solicitados a efetuar o login em suas contas para comprovação de identidade. (nos casos de satélites online, o pagamento será feito de forma antecipada ao nosso tesoureiro).

4. REALIZAÇÃO DE ACORDOS: É permitida a realização de acordos sobre a premiação. Os acordos devem ser unânimes entre os participantes restantes. A organização poderá vetar um acordo se julgar que houve constrangimento a um ou mais participantes. Na mesa final, independente do que for acordado, pelo menos 10% (dez por cento) da premiação restante no momento do acordo deverá ser reservado ao campeão, definido na mão final.

5. PREMIO AO CAMPEÃO DO RANKING: Será oferecido um Bracelete ao 1º colocado do ranking geral. E os pontos serão distribuídos segundo tabela encontrada no blog do Clube.

ESTRUTURA DE DISPUTA E CLASSIFICAÇÃO

6. MODALIDADE E BARALHO: O evento principal será disputado na modalidade “Texas Hold'em”, utilizando o baralho completo sem os coringas (52 cartas), com a característica de: Pot-Limit Pré-Flop e No-Limit Pós Flop (Encontros) e No-Limit para os Torneios.

7. BLINDS: Os níveis de Blinds serão de 20-20 minutos.

8. FICHAS UTILIZADAS: Para a disputa do torneio serão utilizadas fichas sem qualquer valor monetário. Estas fichas são de propriedade do Clube de Poker de São Caetano Caruaru e não poderão ser removidas da área do torneio, sob pena de imediata desqualificação. Só serão aceitas fichas fornecidas pela organização do torneio.

9. MÃO A MÃO – HAND FOR HAND: Ao se aproximar da faixa de premiação do torneio as mãos só serão jogadas mão-a-mão (“hand-for-hand”), ou seja, todas as mesas começam as mãos ao mesmo tempo, e só iniciam a próxima quando todas as mesas encerrarem a mão atual. Eliminações simultâneas em mesas diferentes, durante o hand-for-hand serão tratadas como um empate de posições e os participantes dividirão quaisquer premiações que a posição proporcionar. Se duas Pessoas forem eliminadas ao mesmo tempo na mesma mão, considerar-se-á para critério de desempate aquele que tinha o maior stack no início da mão.

REGULAMENTO DO TORNEIO

1- DIRETOR DO TORNEIO E EQUIPE DE SUPERVISÃO: O Diretor do Torneio e a equipe de supervisão sempre deverão considerar o melhor interesse em um bom andamento do torneio, com justiça e bom senso como maiores prioridades em seu processo de tomadas de decisão. Circunstâncias extraordinárias que venham a ocorrer poderão levar a decisões que, no interesse de manter a disputa justa aos participantes venha a contradizer regras técnicas. A decisão do Diretor de Torneios é final.

2- LÍNGUA OFICIAL: Somente será permitida a utilização do português e do inglês enquanto sentado à mesa.

3- TEMINOLOGIA OFICIAL: Termos oficiais são declarações simples, inconfundíveis, feitas em momento oportuno, como: bet (aposta), raise (aumento), call (pagamento), fold (desistir), check (mesa), all-in (todas as fichas), pot (apenas na modalidade pot-limit), e completar. Termos regionais podem atender este padrão. O uso de linguagem não-padrão é de responsabilidade do jogador, pois pode resultar em uma decisão diferente do pretendido por ele. É responsabilidade do jogador tornar as suas intenções claras.

4- REGRA PARA TELEFONES CELULARES: Todos os telefones celulares e outros dispositivos de comunicação por voz ou que tenham toques ou campainhas sonoras devem ser mantidos desligados durante o torneio. Aos jogadores que não estão envolvidos em uma mão (cartas no muck) será permitido envio de mensagem de texto/e-mail à mesa, mas não será permitido envio de e-mail ou mensagem de texto a qualquer outro jogador na mesa. Se a direção do Clube de Poker de São Caitano/Caruaru, agindo em seu único e exclusivo critério, acredita que um jogador está se comunicando com um outro jogador na mesa, ambos serão imediatamente desclassificado do torneio conforme descrito na seção 2 regra 4. Todo jogador que desejar falar em um telefone celular deve se manter afastado a pelo menos uma mesa de distância da sua própria mesa. Nenhum telefone celular ou outro dispositivo de comunicação eletrônico pode ser colocado sobre uma mesa de poker.

5- EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS PERMITIDOS: Os jogadores estão autorizados a utilizar iPods, MP3 e outros tocadores de música ou fones de ouvido, incluindo os equipados com noisereduction durante o torneio até que tenham atingido a faixa de premiação em qualquer torneio do Clube de Poker de São Caitano/Caruaru, contanto que os equipamentos eletrônicos não sejam utilizados para pactuar, trapacear ou enganar de forma alguma. Uma vez que os jogadores estejam na faixa de premiação, em qualquer torneio, todos os dispositivos eletrônicos devem ser removidos. Um anúncio será feito para os jogadores depois de terem atingido o dinheiro para remover todos os dispositivos eletrônicos.

6- OBJETOS SOBRE A MESA: Os jogadores não poderão colocar quaisquer objetos pessoais com a exceção de um card guard sobre a mesa do torneio. As regras da casa ditam sobre o uso da borda da mesa.

7- MESA FINAL: As mesas finais dos eventos do Clube de Poker de São Caitano/Caruaru terão nove competidores, com exceção de modalidades 6-handed. Haverá um novo sorteio de posições (redraw) e o botão da mesa final será iniciado no assento 1.

8- DISTRIBUIÇÃO ALEATÓRIA E CORRETA: Assentos de torneios e satélites serão designados aleatoriamente. Um jogador que comece o torneio em um assento errado e com o montante correto de fichas será movido para o lugar correto e levará seu stack atual. Acomodações para jogadores com necessidades especiais serão feitas quando possível.

9- SITTING OUT: Um competidor inscrito que não esteja presente em sua mesa no início do torneio pagará todos os blinds ocorridos até antes de sua chegada (“sitting out”). Se o competidor chegar e ainda lhe sobrarem fichas, poderá jogar com estas fichas.

POTES E SHOWDOWN

10- DECLARAÇÕES VERBAIS NO SHOWDOWN: Para fins deste torneio considera-se que as cartas “falam”. Declarações verbais sobre o conteúdo de uma mão no showdown não comprometem; contudo, qualquer jogador que deliberadamente declarar de forma errônea uma mão poderá ser
penalizado.

11- CARTAS ABERTAS EM ALL-IN: As cartas dos competidores deverão ser viradas para cima (abertas) caso algum dos competidores esteja em all-in e todas as ações de todos os outros jogadores na mão estiverem encerradas.

12- INVALIDANDO MÃOS GANHADORAS: Dealers não poderão invalidar uma mão que foi mostrada no showdown e era obviamente ganhadora. Os competidores são incentivados a auxiliar na leitura das cartas caso percebam que um erro está para ser cometido.

13- ORDEM DO SHOWDOWN: Em um showdown sem jogadores all-in, no final da última rodada de apostas, o jogador que fez a última ação agressiva naquela rodada será o primeiro a revelar suas cartas. Se não houve apostas na última rodada de apostas, o jogador à esquerda do botão deverá mostrar suas cartas primeiro e a ordem segue em sentido horário.

14- JOGANDO COM AS CARTAS COMUNITÁRIAS: Cada jogador deve mostrar todas as suas cartas quando jogando com as cartas comunitárias para concorrer ao pote.

15- SOLICITANDO VER UMA MÃO: No showdown qualquer competidor da mesa pode solicitar a ver uma mão de qualquer competidor que tenha chegado ao showdown, com a exceção do jogador que descarte suas cartas fechadas no showdown, sem exibi-las plenamente - este perde o direito de pedir para ver a mão de qualquer outro oponente. Cartas exibidas a pedido de um jogador estarão mortas e não concorrerão ao pote. Pedir para ver uma mão é um privilégio concedido à critério do DT para proteger a integridade do jogo (suspeita de mão inválida ou de conluio, etc.). Este privilégio não deve ser abusado.

16- FICHAS INDIVISÍVEIS: As fichas indivisíveis irão para o jogador na mão mais à esquerda do botão.

17- POTES SECUNDÁRIOS – SIDE POTS: Potes secundários serão divididos separadamente sobre a mesa.

18- DÚVIDAS/DISPUTAS SOBRE MÃOS ANTERIORES: O direito a contestar o resultado de uma mão termina quando uma nova mão é iniciada.

19- NOVA MÃO E NOVOS LIMITES: Quando o tempo de nível terminar e um novo forem anunciados por um membro da organização, o novo nível será aplica na próxima mão. Uma mão é iniciada com o primeiro riffle do baralho.

20- TROCAS DE BARALHOS: As trocas de baralhos ocorrerão à critério da organização do torneio. Competidores não poderão solicitar uma troca de baralhos, a não ser que haja carta(s) danificada(s) no baralho em uso.

21- FICHAS MANTIDAS VISÍVEIS E CONTÁVEIS: Os jogadores têm direito a uma estimativa razoável da quantidade de fichas de um oponente, portanto, as fichas devem ser mantidas em pilhas contáveis. São recomendadas pilhas limpas de múltiplos de 20 fichas como padrão. Os jogadores
devem manter as fichas de valores mais alto visíveis e identificáveis todo o tempo, acima ou à frente de seu stack. Os diretores de torneio controlarão a quantidade e valores das fichas em jogo e poderão realizar colour-up a seu critério. Colour-ups não programados serão anunciados.

22- TRANSPORTE DE FICHAS: Competidores não podem transportar suas fichas de maneiras em que estas não fiquem visíveis. Um competidor que esconder ou guardar fichas de maneira alheia àquela instruída pela organização (e.g., guardando-as no bolso), terá estas confiscadas e retiradas do jogo e poderá ser desqualificado da competição.

23- CARTAS VISÍVEIS: O competidor que estiver na mão deverá manter suas cartas o tempo todo de forma visível, sobre a mesa. As cartas não podem ser retiradas do limite da mesa. Um competidor não poderá cobrir completamente as cartas de forma que estas não estejam visíveis a todos os competidores.

24- MÃOS ACIDENTALMENTE RECOLHIDAS/CORROMPIDAS: Jogadores são responsáveis por proteger as suas cartas todo o tempo. Se o dealer acidentalmente retirar cartas o participante não terá direito a recuperá-las e não receberá sua aposta de volta. Se o participante aumentou a aposta e esta ainda não foi paga o aumento será retornado ao participante. Em casos extremos, a direção do torneio poderá julgar mãos recolhidas acidentalmente como válidas.

25- SOLICITAÇÃO DE TEMPO: Uma vez que um participante tenha demorado um período razoável de tempo para tomar uma ação, que não seja inferior a 02 (dois) minutos, outro competidor pode pedir tempo e o primeiro terá um minuto para se decidir. Serão contados os dez segundos finais em voz alta. E então haverá uma declaração de que a mão está morta. Se o jogador não agir até a declaração, a mão estará morta. Dealers deverão chamar um floor para iniciar a contagem.

26- RABBIT HUNTING: Não é permitido o “Rabbit hunting”, ou seja, expor cartas que viriam a ser distribuídas (no flop, turn ou river), caso a jogada não estivesse encerrada.

27- HOLLE CARDS: Só é permitida aos participantes, observar as cartas fechadas (Holle Cards) quando o Dealer distribuir todas as cartas de todos os participantes da mesa.

COMPETIDOR PRESENTE E ELEGÍVEL PARA UMA MÃO

28- AO SEU LUGAR: O jogador deve estar ao seu lugar quando todas as cartas iniciais tenham sido distribuídas para poder jogar a mão. Um jogador deve estar ao seu lugar para solicitar tempo. Define-se “ao seu lugar” quando o jogador está a uma distância suficiente que consiga encostar-se à sua cadeira.

29- MANTENDO A MÃO VÁLIDA: O jogador deve permanecer ao seu lugar se ele possui uma mão válida.

30- COMPETIDOR AUSENTE EM ALL-IN: Se um jogador não presente na mesa (sitting-out) estiver all-in nos blinds ou antes, deverá ser automaticamente aplicado o fold (e conseqüente eliminação).

BOTÃO E BLINDS

31- DEAD BUTTON E ONE BIG BLIND: O torneio utilizará o Dead Button. Quando o competidor que seria o botão é eliminado, o botão será colocado no lugar vazio para que todos os competidores paguem o BIG e o SMALL BLIND. Da mesma forma, pode haver apenas um BLIND em uma mão caso o competidor que seria o SMALL BLIND seja eliminado, havendo apenas o BIG BLIND.

32- BOTÃO QUANDO EM HEADS-UP: Quando heads-up, o SMALL BLIND será o botão e age primeiro pré-flop e depois pós-flop. A última carta é distribuída para o botão. O botão pode ser ajustado para evitar que um competidor pague duas vezes o BIG BLIND.

33- EVITAR OS BLINDS: Um competidor que intencionalmente tentar pular o blind ao ser movido de mesa, sofrerá uma penalidade.

APOSTAS E AUMENTOS

34- AÇÃO SUBSTANCIAL: Ação substancial é definida como: A) a combinação de duas ações envolvendo dois jogadores colocando fichas no pote (aposta, aumento ou pagamento); ou B) a combinação de três ações (mesa, aposta, aumento, pagamento ou desistência).

35- AÇÃO ACEITA: Poker é um jogo de contínua observação e atenção. É responsabilidade do pagador determinar a quantidade correta da aposta de um oponente antes de pagar, independentemente do que é afirmado pelo dealer ou jogadores. Se um pagador solicita uma contagem, mas recebe informações incorretas do dealer ou jogadores, então coloca o valor no pote, o pagador assume a plena e correta ação e está sujeito ao valor ou aposta all-in correta.

36- DECLARAÇÕES VERBAIS / AGINDO NA VEZ: Jogadores devem agir na sua própria vez. Declarações verbais na sua própria vez são permanentes. Fichas colocadas no pote devem permanecer no pote.

37- AÇÃO FORA DA VEZ: Ações fora da vez serão permanentes, desde que não seja modificada até chegar a sua vez. Um check, call ou fold não é considerado mudança de ação. Caso haja mudança da ação, a aposta feita fora da vez não é permanente e poderá ser retornada ao jogador que possuirá todas as opções, incluindo: pagar, aumentar ou desistir. Uma desistência fora da vez é permanente.

38- AUMENTOS DE APOSTA: Não há limite do número de aumentos em uma rodada de apostas. Os aumentos devem ser, no mínimo, do valor da última aposta efetuada ou do último aumento. As formas de aumentar uma aposta incluem: 1) colocar, em um único movimento a totalidade das fichas no pote; ou, 2) declaração verbal do valor total antes de colocar fichas no pote; ou, 3) anunciar o aumento, colocar o valor do pagamento da aposta anterior no pote e, em um movimento separado colocar a totalidade das fichas da nova aposta. O competidor é responsável por deixar suas intenções claras.

39- AUMENTOS: Os aumentos devem ser, no mínimo, do valor da última aposta efetuada ou do último aumento. Se um competidor fizer um aumento de 50% ou mais do que a aposta anterior, mas menor do que um aumento completo, este é obrigado a completar o aumento para o valor correto. O aumento será exatamente o mínimo permitido. Caso o aumento seja menor do que 50%, ele dará o call na última aposta ou apostará o valor mínimo permitido. Um aumento menor do que a totalidade da aposta atual não reabre a ação para um competidor que já tenha agido na rodada

40- ALL-IN: Uma aposta All-in compromete a totalidade das fichas de um participante, incluindo fichas que estejam escondidas atrás ou sob o seu stack.

41- TAMANHO DO POTE: Os jogadores só poderão ser informados do valor do pote em jogos pot-limit. Os dealers não contarão o pote em jogos no-limit. Declarar “eu aposto o pote” não é uma aposta válida em jogos no-limit, mas compromete o jogador em fazer uma aposta de um valor válido.

42- VALOR DOS AUMENTOS: Os dealers não poderão informar aos jogadores o valor de um aumento (diferença entre a aposta anterior e a atual), isto é, o quanto falta para pagar a aposta. Os dealers também não deverão separar as fichas da aposta anterior e do aumento, deixando apenas o aumento visível.

43- STRING BETS – APOSTAS EM UM ÚNICO MOVIMENTO: As apostas devem ser feitas em um único movimento. Apostas em múltiplos movimentos (string bets) sem uma declaração verbal do valor prévia serão desconsideradas, valendo apenas o primeiro movimento. Os dealers serão responsáveis por rejeitar string bets.

44- APOSTAS FORA DO PADRÃO OU CONFUSAS: Jogadores assumem os riscos da utilização de terminologia e gestos não oficiais. Estas podem ser interpretadas de uma maneira diferente da intenção do jogador. Além disso, quando o valor de uma aposta pode ter vários significados, será utilizado o menor valor.

45- DESISTENCIAS FORA DO PADRÃO: Se a qualquer momento antes da última rodada de apostas houver uma desistência após um pedido de mesa, ou desistir fora da própria vez, ambas são ações permanentes e estarão sujeitas a penalidades.

46- DECLARAÇÕES CONDICIONAIS: Declarações condicionais de ações futuras são fortemente desencorajadas; Exemplo: declarações do tipo “se-então”; “se você apostar então aumentarei”. Na primeira ocorrência o infrator receberá uma penalidade. Nas demais vezes a ação deverá se tornar permanente e o infrator será penalizado.

COMPORTAMENTO E PENALIDADES

47- NÃO DIVULGAÇÃO: Os competidores são obrigados a proteger outros competidores durante o torneio em todos os momentos. Sendo assim, competidores, estejam ou não na mão, estão proibidos de:
a. Revelar o conteúdo de mãos, estejam elas vivas ou fora do jogo (folded).
b. Sugerir, criticar ou comentar sobre uma jogada enquanto a ação não estiver completa.
c. Ler uma mão que ainda não foi mostrada. (apenas aos jogadores fora das mãos)

48- EXPOSIÇÃO DE CARTAS: Um competidor que expuser suas cartas enquanto a ação na mão não estiver terminada poderá receber uma punição, mas não terá sua mão morta ou invalidada. A penalidade terá início ao final da mão.

49- CONDUTA ÉTICA: Poker é um jogo individual. Ações, declarações ou comportamento que comprometam o andamento justo da competição, sejam estes conscientes ou não, são considerados antiéticos e antidesportivos. A direção irá priorizar a integridade competitiva do torneio e, para tanto, punir qualquer competidor(es) que venha(m) a trapacear ou agir de maneira antiética ou ilegal.

50- CONDUTA COMPORTAMENTAL: No intuito de manter um ambiente aprazível a todos os competidores, de forma a manter o aspecto desportivo do torneio de Poker, a direção poderá, a seu exclusivo critério, penalizar, suspender temporariamente ou desqualificar um participante que agir das seguintes formas, mas não se limitando a:
a) Agir fora da vez intencionalmente e/ou repetidamente.
b) Intencionalmente foldar e/ou jogar suas cartas no monte (muck) fora da vez, incluindo abandonar a mesa antes da sua vez de agir.
c) Intencionalmente e/ou repetidamente declarar cartas diferentes das que possui no showdown.
d) Intencionalmente e/ou repetidamente expor suas cartas com ação pendente na mesa.
e) Intencionalmente e/ou repetidamente demorar tempo excessivo para agir – atrasar o andamento do jogo.
f) Violar a regra “one player to a hand”, incluindo a discussão ou orientação sobre a mão, com um competidor da mesa ou observador,
enquanto a mão está em curso.
g) Revelar cartas que estão no monte (muck) enquanto uma mão está sendo jogada.
h) Realizar declarações errôneas e/ou falsas ou promovendo ações que possam influenciar a decisão de outro competidor.
i) Qualquer forma de soft play, incluindo verbalmente ou mutualmente aceitando “pedir mesa até o final”, inclusive quando um terceiro
competidor está em all-in na mão.
j) Instruir ou controlar a ação de outro competidor.
k) Intencionalmente e/ou repetidamente espalhar suas apostas em cima do pote (splash the chips).
Clube de Poker São Caitano/Caruaru
l) Jogar suas cartas fora da mesa, jogá-las no dealer ou em outro competidor de forma agressiva ou abusiva, intencionalmente e/ou
repetidamente destruí-las ou danificá-las ou a outras propriedades da organização do evento.
m) Adotar comportamento abusivo, perturbador, incluindo celebrações excessivas, palavreado depreciativo e de baixo calão.
n) Utilizar vestimenta ou quaisquer outros materiais que possam conter mensagens ou incitações depreciativas, preconceituosas, ilegais ou
agressivas.
o) Utilizar máscaras ou objetos que escondam a identidade de um competidor.
p) Intencionalmente e/ou repetidamente tocar as cartas ou fichas de outro competidor.
q) Agredir física ou verbalmente outros competidores, membros da organização do torneio ou espectadores.
r) Exibir sinais de intoxicação alcoólica, embriaguez ou uso de outras substâncias que venham a alterar o comportamento social, comprometer
o bom andamento do torneio ou desrespeitar os demais competidores.

51- PENALIDADES E DESQUALIFICAÇÃO: As penalidades disponíveis para aplicação pela direção do torneio incluem advertências verbais e a imposição de se manter fora da mesa por uma ou mais mãos, ou, a desqualificação do competidor. O prazo de suspensão do competidor (por uma ou mais mãos) será calculado da seguinte forma: o competidor punido irá perder uma mão, vezes o número de competidores em sua mesa, vezes um número de rounds de acordo com a gravidade ou repetição do seu ato, variando de 1 a 3, de acordo com a decisão da organização. Um competidor que contestar a decisão poderá ser desqualificado. Durante todo o período o competidor punido deverá permanecer fora da área delimitada para o torneio. A repetição de uma infração elevará automaticamente o nível da punição aplicada.

ERROS DE CARTEADO, DEFEITOS E MISDEALS

52- MISDEAL: REINÍCIO DE UMA MÃO: Uma mão será reiniciada – baralho reembaralhado – quando:
a. A exposição da primeira ou segunda carta da distribuição inicial já constitui um misdeal. Competidores podem ter duas cartas consecutivas dadas quando no botão.
b. O botão estava no lugar incorreto no início da mão.
c. Um competidor que deveria ter uma mão válida não recebeu cartas.
d. Cartas foram distribuídas a uma posição que não deveria recebê-las.
e. Um competidor receber uma carta com um baralho de padrão diferente daquele em jogo.
f. Duas cartas do mesmo naipe e valor forem encontradas no baralho.
Caso ação substancial já tenha ocorrido, um misdeal não pode ser declarado e a mão deve ser jogada até o final.

53- CARTAS FALTANTES: Uma ou mais cartas faltantes no baralho não invalidam o resultado de uma mão. Após a mão em que no baralho faltar uma ou mais cartas, este deverá ser trocado por um baralho completo.

54- FLOPS COM QUATRO CARTAS: Caso sejam viradas quatro cartas (ao invés de três) no flop, tenham estas sido expostas ou não, o dealer deverá misturá-las viradas para baixo (fechadas) na mesa. Um membro da direção deverá escolher aleatoriamente três das quatro cartas para serem o flop válido e selecionar a quarta carta que será a próxima “queima”.

55- ERRO DO DEALER: Caso o Dealer distribua uma carta e esta seja acidentalmente virada por ele, ela volta ao baralho e o mesmo é embaralhado e a distribuição volta de onde parou, se uma segunda carta for virada na mesma mão e na mesma condição, é feito o MISDEAL.



P.s. Nossas regras são válidas e baseadas nas regras oficiais do BSOP.

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